Somos um coletivo de amigos e profissionais de saúde mental que trabalham no campo da clínica psicossocial na perspectiva antimanicomial. Temos trajetórias acadêmicas com pesquisas e práticas que permeiam a complexidade do trabalho na saúde mental, passando pelos temas da convivência, cultura, criação artística e construção de uma cultura antimanicomial na cidade. Atuamos como profissionais e supervisores na Rede de Atenção Psicossocial engajados na construção de uma sociedade inclusiva, cuidado em liberdade e vida digna.
Filipe Braga
Psicólogo formado pela Universidade de Brasília, Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Desde 2010, trabalha como Psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial II do Paranoá, Secretaria de Saúde do DF e é preceptor do Programa de Residência em Saúde Mental do Adulto pela Escola Superior de Ciências da Saúde – ESCS. Já atuou como professor e coordenador de projetos em instituições como o Supremo Tribunal Federal – STF e a Universidade de Brasília. É coordenador do grupo Maluco Voador, projeto de reabilitação psicossocial pela música e cultura popular, o qual foi vencedor do Prêmio Victor Valla de Educação Popular e Saúde em 2016, e também, em 2017, foi o 1o colocado no Concurso de Boas Práticas em Atenção Psicossocial pela SES DF. Também é pesquisador no campo da Cultura Popular e Música, tendo coordenado o projeto de pesquisa “Pandemia e Novas Mídias” financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura da SECEC-DF. Em seu mestrado estudou a interface entre a cultura popular e saúde mental. Tem experiência com pesquisa qualitativa, explorando temáticas como o estudo de narrativas, educação popular, estudos culturais, saúde mental e psicanálise. Já publicou artigos acadêmicos e capítulos em livros sobre saúde mental, cultura popular e psicanálise.
Gayatri (Amanda de Oliveira Mota)
Psicóloga e licenciada em Psicologia pela Universidade de Brasília. Mestra em Psicologia Clínica e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília, tendo defendido a dissertação “O teatro como palco para o self: entre Winnicott, a Arte e a Clínica da Atenção Psicossocial”, em outubro de 2013. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pelo mesmo departamento, tendo defendido a tese “As formas da alma: psicanálise, estética e criação”, em julho de 2018. Psicóloga da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, lotada no Centro de Atenção Psicossocial II Dra Juliana Garcia Pacheco (Paranoá) desde 2017. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto (PRISMA), da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) desde 2019. Atendimentos psicanalíticos de crianças, adolescentes e adultos desde 2011.
Tania Inessa Martins de Resende
Psicanalista, Psicóloga Clínica formada pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. Coordenadora dos projetos de extensão PRISME – projeto interdisciplinar em Saúde Mental e Eis-me Aqui do Centro Universitário de Brasília (CEUB), professora nos cursos de graduação de Psicologia e Medicina e supervisora de estágio em Saúde Mental no CEUB. Ganhadora do prêmio GEDUC, em 2024, na categoria de responsabilidade social pelo trabalho com o PRISME. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Saúde Mental no CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde mental, reforma psiquiátrica, psicanálise, clínica do sofrimento psíquico grave e cuidado em saúde mental no contexto universitário. Atualmente faz parte da gestão do CRP 01, coordenando a Comissão de Direitos Humanos, Saúde Mental e Políticas Sociais. Autora do livro Saúde Mental: a convivência como estratégia de cuidado, dimensões ética, política e clínica. Supervisora clínico-institucional da Rede de Atenção Psicossocial, pela Fiocruz e Secretaria de Saúde do DF, desde 2023.
Thiago Petra
Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico (desde 2007). Docente (desde 2013), já ministrou as seguintes matérias: Temas em Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Abordagens Humanistas em Psicologia, Fenomenologia e Psicopatologia. Supervisor (desde 2013) de Plantão Psicológico e Acompanhamento Terapêutico. Foi membro diretor do Instituto de Convivência e Recriação do Espaço Social – ONG Inverso (2007-2019). Foi membro do colegiado do Movimento Pró-Saúde Mental do DF (2006-2016). Ganhador o Prêmio Nacional Loucos pela Diversidade; organizado pelo Ministério da Cultura e pela Fiocruz (2009). Ganhador do Prêmio Nacional Sergio Mamberti, na categoria Agente Cultura Viva de Saúde Menta (2023); organizado pelo Ministério da Cultura. Foi um dos organizadores do livro: Portas Abertas à Loucura (2017). Atualmente é Coordenador do Bloco do RivoTrio; promove uma folia ativista junto aos trabalhadores, familiares e usuários de saúde mental (desde 2011). E supervisor clínico-institucional da Rede de Atenção Psicossocial, pela Fiocruz e Secretaria de Saúde do DF (desde 2023).